Unidade Temática: Crenças religiosas e filosofias de vida
Objeto de conhecimento: Ancestralidade e tradição oral
Habilidades:
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.
(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
No conjunto das crenças e doutrinas religiosas encontram-se ideias de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, ressurreição, transmigração, entre outras), que são norteadoras do sentido da vida dos seus seguidores. Essas informações oferecem aos sujeitos referenciais tanto para a vida terrena quanto para o pós-morte, cuja finalidade é direcionar condutas individuais e sociais, por meio de códigos éticos e morais. Tais códigos, em geral, definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido. Esses princípios éticos e morais atuam como balizadores de comportamento, tanto nos ritos como na vida social. BNCC, p 440-441, 2017.
Como explorar este conteúdo em sala de aula?
Podemos começar pelo diálogo com os estudantes: quem são as pessoas que passam os ensinamentos da família para você?
De que forma isso é feito?
Seus avós lhe contam histórias? Como seus avós conhecem essas histórias?
De onde, de que lugar veio a sua família?
Com essas perguntas muito simples é possível chegar aos ensinamentos religiosos, pois alguns estudantes podem falar que quando frequentam o lugar sagrado ouvem do líder religioso os ensinamentos da religião que professam.
A partir daí, já é possível falar dos ensinamentos religiosos, que todos iniciaram de forma oral, porém nem todos ficaram registrados dessa única maneira.
Aí temos os Textos Sagrados Escritos e os Textos Sagrados Orais. Vou apresentar aqui o JOGO DO TRIO, as regras são as mesmas do Jogo da Velha.
Aqui temos o primeiro patriarca bíblico, Abraão, ele também é muito importante para o Judaismo e o Islamismo e o Pajé Sapaim, grande pajé curandeiro do Povo Kamayurá.
Para jogar é necessário fazer o download do: JOGO DO TRIO
Podemos começar pelo diálogo com os estudantes: quem são as pessoas que passam os ensinamentos da família para você?
De que forma isso é feito?
Seus avós lhe contam histórias? Como seus avós conhecem essas histórias?
De onde, de que lugar veio a sua família?
Com essas perguntas muito simples é possível chegar aos ensinamentos religiosos, pois alguns estudantes podem falar que quando frequentam o lugar sagrado ouvem do líder religioso os ensinamentos da religião que professam.
A partir daí, já é possível falar dos ensinamentos religiosos, que todos iniciaram de forma oral, porém nem todos ficaram registrados dessa única maneira.
Aí temos os Textos Sagrados Escritos e os Textos Sagrados Orais. Vou apresentar aqui o JOGO DO TRIO, as regras são as mesmas do Jogo da Velha.
Aqui temos o primeiro patriarca bíblico, Abraão, ele também é muito importante para o Judaismo e o Islamismo e o Pajé Sapaim, grande pajé curandeiro do Povo Kamayurá.
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