Com a "HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS" é possível dar início aos primeiros
contatos da criança com a diversidade cultural e religiosa a partir da
simulação de situações do cotidiano mostrando a convivência entre os
personagens de diferentes culturas, religiões ou sem nenhuma religião.
Esse reconhecimento e respeito à diversidade cultural e religiosa presente na
sociedade faz parte do trabalho do Ensino Religioso desde os anos iniciais do ensino fundamental.
Por isso, a
interculturalidade e a ética da alteridade constituem fundamentos teóricos e
pedagógicos do Ensino Religioso, porque favorecem o reconhecimento e respeito
às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas,
tradições religiosas e filosofias de vida. O Ensino Religioso busca construir,
por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida,
atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades. Trata-se de um espaço de
aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes,
que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva
da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz. Tais finalidades se
articulam aos elementos da formação integral dos estudantes, na medida em que
fomentam a aprendizagem da convivência democrática e cidadã, princípio básico à
vida em sociedade (BNCC, 2018, p.435)
Nos anos iniciais, os conhecimentos para esta faixa etária, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
de 2018, são previstos a partir da valorização das situações lúdicas de aprendizagem,
articulando com as experiências já vivenciadas na Educação Infantil e
progressivamente de forma contextualizada, sistematizar estas experiências a
fim de que os estudantes estabeleçam relações com os diferentes fenômenos e, de
forma ativa, seja partícipe na construção de conhecimentos. A consolidação
destas aprendizagens balizará as etapas seguintes que requerem um nível de
compreensão de maior complexidade.
Um recurso didático muito utilizado nas aulas de Ensino Religioso é a contação de histórias que, de forma lúdica, apresenta os objetos de conhecimento aos estudantes, explorando as habilidades necessárias destes para o desenvolvimento das competências específicas do componente curricular.
Apresentamos a HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS adaptada em vídeo e em formato de livro como recursos didáticos para enriquecer as aulas de Ensino Religioso com ludicidade:
HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS ADAPTADA EM LIVRO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!