11 de mai. de 2020

A HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS

 Com a "HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS" é possível dar início aos primeiros contatos da criança com a diversidade cultural e religiosa a partir da simulação de situações do cotidiano mostrando a convivência entre os personagens de diferentes culturas, religiões ou sem nenhuma religião.
Esse reconhecimento e respeito à diversidade cultural e religiosa presente na sociedade faz parte do trabalho do Ensino Religioso desde os anos iniciais do ensino fundamental.
  
Por isso, a interculturalidade e a ética da alteridade constituem fundamentos teóricos e pedagógicos do Ensino Religioso, porque favorecem o reconhecimento e respeito às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas, tradições religiosas e filosofias de vida. O Ensino Religioso busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz. Tais finalidades se articulam aos elementos da formação integral dos estudantes, na medida em que fomentam a aprendizagem da convivência democrática e cidadã, princípio básico à vida em sociedade (BNCC, 2018, p.435)
 
Nos anos iniciais, os conhecimentos para esta faixa etária, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, são previstos a partir da valorização das situações lúdicas de aprendizagem, articulando com as experiências já vivenciadas na Educação Infantil e progressivamente de forma contextualizada, sistematizar estas experiências a fim de que os estudantes estabeleçam relações com os diferentes fenômenos e, de forma ativa, seja partícipe na construção de conhecimentos. A consolidação destas aprendizagens balizará as etapas seguintes que requerem um nível de compreensão de maior complexidade.
Um recurso didático muito utilizado nas aulas de Ensino Religioso é a contação de histórias que, de forma lúdica, apresenta os objetos de conhecimento aos estudantes, explorando as habilidades necessárias destes para o desenvolvimento das competências específicas do componente curricular. 
Apresentamos a HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS adaptada em vídeo e em formato de livro como recursos didáticos para enriquecer as aulas de Ensino Religioso com ludicidade:

 
  Vídeo disponível no canal da ASSINTEC no YouTube: 

HISTÓRIA DO DAVI E SEUS AMIGOS ADAPTADA EM LIVRO: 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem? Não vá embora sem deixar seu comentário, ele é muito importante para nós!